quarta-feira, 18 de maio de 2011

EAST TIMOR COFFE ACADEMY (ETICA)


OS ESTUDANTES PREPARAM AS MEDIAS DE VIVEIROS DOS VÁRIOS  PLANTAÇÕES NO CAMPOS DA  ÉTICA PARA SEMEAR E PLANTAM TÃO TANTAS PRÁTICAS.....................

OS ESTUDANTES PREPARAR AS MEDIAS DE VIVEIROS DOS VAREIOS DAS PLANTAS NO CAMPOS DA  ACADEMIA DE CAFÉ DE TIMOR-LESTE (ACTL)
















Visita Dr. Bambang Purwantara, Presidente Do Southeast Asian Ministers of Education organization e Biology Tropical, (SEMEO-BIOTROP) 1Asinatura protocolo de cooperaçao  entre SEMEO-BIOTROP e East Timor Coffee Academy (ETICA)..






 
Visita Dr. Bambang Purwantara, Presidente Do Southeast Asian Ministers of Education organization e Biology Tropical, (SEMEO-BIOTROP) 1Asinatura protocolo de cooperaçao  entre SEMEO-BIOTROP e East Timor Coffee Academy (ETICA)..







EAST TIMOR COFFE ACADEMY(ETICA) 

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

Entre a

 ACADEMIA DE CAFÉ DE TIMOR- LESTE (ACTL)

 

a


UNIVERSIDADE DE ÉVORA - ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA





A Academia de Café de Timor – Leste (ACTL), com sede na Rua Gleno Distrito Ermera, Timor-Leste, representada pelo seu Director, Eng.º. Lúcio Marçal Gomes e a Universidade de Évora através da Escola de Ciências e Tecnologia, com sede em Évora, no Largo dos Colegiais, nº 2, 7000-803 Évora, representada pelo seu Reitor, Professor Doutor Carlos Braumann e pelo Director da Escola de Ciências e Tecnologia, Prof. Doutor Paulo Quaresma, estabelecem entre si o presente Protocolo de Colaboração, baseado nas cláusulas seguintes:

PRIMEIRA

O protocolo visa estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições signatárias, de modo a que ambas possam beneficiar de acções de colaboração nos domínios de actividade a que se dedicam.

SEGUNDA

As acções de colaboração a desenvolver poderão incidir sobre todos os domínios julgados úteis e relevantes por ambas as instituições, designadamente:
a)   Actividades nos domínios do ensino e da formação;
b)  Participação em projectos de investigação e de prestação de serviços à comunidade, de âmbito nacional e internacional;
c)   Acesso a bibliotecas e redes de informação;
d)  Utilização de equipamentos e espaços;
e)   Estágios científicos e técnicos;
f)    Estabelecer acordos para o reconhecimento de formação realizada na Academia de Café de Timor-Leste, nomeadamente, e salvaguardando todos os preceitos legais existentes, permitir, em condições a definir, o acesso aos primeiros e segundos ciclos da Universidade de Évora aos alunos formados pela Academia de Café de Timor-Leste.
g)   Outras medidas que contribuam para a prossecução dos objectivos de ambas as partes.

TERCEIRA

As acções de colaboração a desenvolver serão objecto de um Contrato de Prestação de Serviços, que fixará os direitos, deveres e contrapartidas inerentes.

QUARTA

O protocolo tem a duração de cinco anos, contados a partir do presente ano lectivo e será prorrogado automaticamente por iguais períodos, podendo ser denunciado por qualquer das partes, com notificação mínima de 120 dias em relação à data do termo do período decorrente, não podendo, no entanto, comprometer acções em curso, salvo se de comum acordo.

Évora, 03 de Maio de 2011


O Director da
Academia de Café de Timor-Leste


__________________________________________
Engº. Lúcio Marçal Gomes

Concelheiro da ACTL


_______________________________________
Victor da Conceição Soares, M.Eng.
O Reitor
da Universidade de Évora


________________________________________________
Professor Doutor Carlos Braumann

O Director da Escola de Ciências e Tecnologia
da Universidade de Évora

______________________________________________
Prof. Doutor Paulo Quaresma




Eximo.Prof. Dr. Carlos Alberto do Santos BraumanReitor da Universidade de Évora(Portugal) e Reitor ETICA-Gleno com senado académica  ETICA em Gleno-Ermera, no dia 20 de Janeiro de 2012.

No dia  21 de Janeiro de 2012, oficialmente foi assina  Protocolo colectiva pelo eximo. Reitor da Universidade de Évora(Portugal)  e os Reitores das oito (8) Instituições privadas de Timor-Leste(IPTL), que foram acreditado Pelo Governo(2007), através de Ministério da Educação e Cultura por nível nacional e internacional.(Fotografia em frente de Dili Instituto of Tecnology)


No 27 de Março de 2012, o Reitor da Academia de Café de Timor-Leste(ETICA) Eng Lúcio Marçal Gomes, com o Comandador da Delta Café (M.R.A.Nabeiro) em Campo Maior do Alentejo Portugal, oficialmente foram visitar  ao Delta Café na uma empresa portuguesa que fazê-lo as actividades em sector da comercialização e a industrial da importação e exportação do Café para o mundo inteiro.

Presidente da República de Timor Leste em visita oficial no distrito de Ermera 
 O Presidente da República Dr.José Ramos Horta foi visita especial ao sub-distrito Gleno, distrito de Ermera, com o objectivo de observar as circunstâncias no East Timor Caffe Academy (ETICA) ou Academia Café de Timor Leste (ACTL) e do Centro Juvenil de Formação (CTJ) .No Timor Leste Café Academia, o Prémio Nobel da Paz pronunciou aos estudantes e professores que o Estado responsabilidade tratar a sua atenção para esta instituição, cuja contribuição é cientificamente relevante para o desenvolvimento de produtos à base de café em Timor-Leste.
Alem disso,Dr.José Ramos-Horta foi comparado com o pedido de "patrocinar" o Centro de Formação de Menores, uma vez que o patrono real - a agência internacional norueguês l counci Refugiados (NRC) - termina sua missão, em outubro.O Chefe de Estado aproveitou a oportunidade para felicitar os responsáveis ​​pela iniciativa de financiamento da academia. Ele destacou que o café é um produto extremamente importante para o país. Além de petróleo e gás natural, o café foi o fortalecimento da economia nacional e oferecendo oportunidades de trabalho incontáveis, ressaltou.
Felicito todos aqueles que, em 2003, sonhou com a criação desta academia. Estamos todos conscientes de que o café foi o principal Leste de recursos naturais de Timor, muito antes de petróleo ou gás natural.Alem disso, representa uma fonte significativa de emprego para nossas comunidades ", declarou o Chefe de Estado.
O Timor Leste Café Academia foi criada em 2003 e credenciada em 2009 pelo Governo.Esta escola tem capacidade para 500 alunos e oferece três anos de bacharelado-grau.
Após a reunião com os alunos da academia e dos professores, o Presidente da República continua a sua visita ao viveiro de plantas de café. Estes viveiros foram desenvolvidos pelos alunos da academia que costuma distribuir pequenas cafeeiros a representantes da comunidade para serem plantadas em suas áreas.
O presidente organizou uma última visita a duas famílias carentes do suco Fatukero, subdistrito de Gleno, no âmbito da iniciativa presidencial de combate à pobreza ea construção de moradias de baixo custo para os docentes favorecidas.

1 comentário:

  1. Only those who will risk going too far can possibly discover God's given talents.
    Maun Lucion,...Parabens ba kna'ar furak!

    ResponderEliminar