OS ESTUDANTES PREPARAM AS MEDIAS DE VIVEIROS DOS VÁRIOS PLANTAÇÕES NO CAMPOS DA ÉTICA PARA SEMEAR E PLANTAM TÃO TANTAS PRÁTICAS.....................
OS ESTUDANTES PREPARAR AS MEDIAS DE VIVEIROS DOS VAREIOS DAS PLANTAS NO CAMPOS DA ACADEMIA DE CAFÉ DE TIMOR-LESTE (ACTL)
Visita Dr. Bambang Purwantara, Presidente Do Southeast Asian Ministers of Education organization e Biology Tropical, (SEMEO-BIOTROP) 1Asinatura protocolo de cooperaçao entre SEMEO-BIOTROP e East Timor Coffee Academy (ETICA)..
Visita Dr. Bambang Purwantara, Presidente Do Southeast Asian Ministers of Education organization e Biology Tropical, (SEMEO-BIOTROP) 1Asinatura protocolo de cooperaçao entre SEMEO-BIOTROP e East Timor Coffee Academy (ETICA)..
EAST TIMOR COFFE ACADEMY(ETICA)
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO
Entre a
ACADEMIA DE CAFÉ DE TIMOR- LESTE (ACTL)
e
a
UNIVERSIDADE DE ÉVORA - ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
A Academia de Café de Timor – Leste (ACTL), com sede na Rua Gleno Distrito Ermera, Timor-Leste, representada pelo seu Director, Eng.º. Lúcio Marçal Gomes e a Universidade de Évora através da Escola de Ciências e Tecnologia, com sede em Évora, no Largo dos Colegiais, nº 2, 7000-803 Évora, representada pelo seu Reitor, Professor Doutor Carlos Braumann e pelo Director da Escola de Ciências e Tecnologia, Prof. Doutor Paulo Quaresma, estabelecem entre si o presente Protocolo de Colaboração, baseado nas cláusulas seguintes:
PRIMEIRA
O protocolo visa estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições signatárias, de modo a que ambas possam beneficiar de acções de colaboração nos domínios de actividade a que se dedicam.
SEGUNDA
As acções de colaboração a desenvolver poderão incidir sobre todos os domínios julgados úteis e relevantes por ambas as instituições, designadamente:
a) Actividades nos domínios do ensino e da formação;
b) Participação em projectos de investigação e de prestação de serviços à comunidade, de âmbito nacional e internacional;
c) Acesso a bibliotecas e redes de informação;
d) Utilização de equipamentos e espaços;
e) Estágios científicos e técnicos;
f) Estabelecer acordos para o reconhecimento de formação realizada na Academia de Café de Timor-Leste, nomeadamente, e salvaguardando todos os preceitos legais existentes, permitir, em condições a definir, o acesso aos primeiros e segundos ciclos da Universidade de Évora aos alunos formados pela Academia de Café de Timor-Leste.
g) Outras medidas que contribuam para a prossecução dos objectivos de ambas as partes.
TERCEIRA
As acções de colaboração a desenvolver serão objecto de um Contrato de Prestação de Serviços, que fixará os direitos, deveres e contrapartidas inerentes.
QUARTA
O protocolo tem a duração de cinco anos, contados a partir do presente ano lectivo e será prorrogado automaticamente por iguais períodos, podendo ser denunciado por qualquer das partes, com notificação mínima de 120 dias em relação à data do termo do período decorrente, não podendo, no entanto, comprometer acções em curso, salvo se de comum acordo.
Évora, 03 de Maio de 2011
Academia de Café de Timor-Leste __________________________________________ Engº. Lúcio Marçal Gomes Concelheiro da ACTL _______________________________________ Victor da Conceição Soares, M.Eng. | O Reitor da Universidade de Évora ________________________________________________ Professor Doutor Carlos Braumann O Director da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora ______________________________________________ Prof. Doutor Paulo Quaresma |
Eximo.Prof. Dr. Carlos Alberto do Santos BraumanReitor da Universidade de Évora(Portugal) e Reitor ETICA-Gleno com senado académica ETICA em Gleno-Ermera, no dia 20 de Janeiro de 2012.
No dia 21 de Janeiro de 2012, oficialmente foi assina Protocolo colectiva pelo eximo. Reitor da Universidade de Évora(Portugal) e os Reitores das oito (8) Instituições privadas de Timor-Leste(IPTL), que foram acreditado Pelo Governo(2007), através de Ministério da Educação e Cultura por nível nacional e internacional.(Fotografia em frente de Dili Instituto of Tecnology)
Presidente da República de Timor Leste em visita oficial no distrito de Ermera
O Presidente da República Dr.José Ramos Horta foi visita especial ao sub-distrito Gleno, distrito de Ermera, com o objectivo de observar as circunstâncias no East Timor Caffe Academy (ETICA) ou Academia Café de Timor Leste (ACTL) e do Centro Juvenil de Formação (CTJ) .No Timor Leste Café Academia, o Prémio Nobel da Paz pronunciou aos estudantes e professores que o Estado responsabilidade tratar a sua atenção para esta instituição, cuja contribuição é cientificamente relevante para o desenvolvimento de produtos à base de café em Timor-Leste.
Alem disso,Dr.José Ramos-Horta foi comparado com o pedido de "patrocinar" o Centro de Formação de Menores, uma vez que o patrono real - a agência internacional norueguês l counci Refugiados (NRC) - termina sua missão, em outubro.O Chefe de Estado aproveitou a oportunidade para felicitar os responsáveis pela iniciativa de financiamento da academia. Ele destacou que o café é um produto extremamente importante para o país. Além de petróleo e gás natural, o café foi o fortalecimento da economia nacional e oferecendo oportunidades de trabalho incontáveis, ressaltou.
Felicito todos aqueles que, em 2003, sonhou com a criação desta academia. Estamos todos conscientes de que o café foi o principal Leste de recursos naturais de Timor, muito antes de petróleo ou gás natural.Alem disso, representa uma fonte significativa de emprego para nossas comunidades ", declarou o Chefe de Estado.
O Timor Leste Café Academia foi criada em 2003 e credenciada em 2009 pelo Governo.Esta escola tem capacidade para 500 alunos e oferece três anos de bacharelado-grau.
Após a reunião com os alunos da academia e dos professores, o Presidente da República continua a sua visita ao viveiro de plantas de café. Estes viveiros foram desenvolvidos pelos alunos da academia que costuma distribuir pequenas cafeeiros a representantes da comunidade para serem plantadas em suas áreas.
O presidente organizou uma última visita a duas famílias carentes do suco Fatukero, subdistrito de Gleno, no âmbito da iniciativa presidencial de combate à pobreza ea construção de moradias de baixo custo para os docentes favorecidas.
Only those who will risk going too far can possibly discover God's given talents.
ResponderEliminarMaun Lucion,...Parabens ba kna'ar furak!